terça-feira, 19 de novembro de 2013

Uma rotina salgadamente doce

O atol bem cedo nos amanhece. Os primeiros raios de sol são tão intensos que encandeia qualquer preguiça e aliados ao primeiro gole de café despertam e dão energia para um novo dia cheio de trabalhos.
As pesquisas que estão sendo desenvolvidas nessa temporada dependem da maré. Quando o atol se encontra quase completamente exposto, saímos para coletas de polvos e de tartarugas verdes.
A piscina das tartarugas na maré baixa. Ao fundo a ilha do farol com a estação científica
A cada polvo encontrado, registramos dados bióticos e abióticos e coletamos o indivíduo para estudos de filogeografia e ecologia. É um animal bastante perspicaz com incrível repertório de camuflagem. Localizá-lo é extremamente complicado, pois vive em tocas no substrato, camufla cores e texturas e ainda por cima pode lançar um forte jato de tinta escura que confunde predadores. Como diz nosso companheiro de temporada, Zar: o polvo é o animal com o maior aparato tecnológico do fundo do mar! rs
Coleta do primeiro polvo

Felipe, Zar e o Marcelo estão coletando sangue de tartaruga verde para análise de componentes tóxicos (Instituto Marcos Daniel) e sempre que posso dou uma forcinha. São animais bastante velozes e ariscos, diferente das tartarugas de pente, mais tranquilas e serenas. Capturá-los requer uma quantidade considerável de pernadas.
Devolver a tartaruga para piscina
Finalizados os trabalhos, voltamos para estação e tudo procede quase tão normal como no mundo lá fora. Após o almoço a louça toda é lavada na areia fina e quente próximo a estação científica. O banho acontece no mar, de preferência na maré cheia. 

A verdadeira "areada" na louça
Banho sem paredes, experimentem!

A noite cai, a lua ilumina tudo que pode e o seu reflexo na areia branca promove um claro tom de noite, daquele assim mesmo, inimaginável. E ao som das milhares de aves que dividem sua moradia conosco, a gente deita e quase levita num sono cheio de sede!


2 comentários:

  1. Parabéns Françoise, texto por demais agradável de se ler, sem falar na organização do blog e a boa representação das fts!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, gatinha! To tentando ser objetiva ao máximo, pq as sensações são numerosas..rsrs.. Apareça em Natal!! Beijos

      Excluir