domingo, 10 de novembro de 2013

Destino: Atol das Rocas

Para finalizar esse ano cheio boas novas acadêmicas e de trabalhos em lugares incríveis, nada como fazer parte de uma expedição científica ao lugar mais bonito do Brasil, a Reserva Biológica de proteção integral Atol das Rocas (ICMBio).
Durante a estadia estarei desenvolvendo minha pesquisa com ecologia e filogeografia da espécie de polvo tropical Octopus insularis.


Localização do Atol das Rocas

O Atol das Rocas é um recife oval com 3,7 Km de comprimento e 2,5 Km de largura. Localizado a 267 Km de Natal é o único atol do Atlântico Sul. Por esse e milhões de outros motivos é importante a preservação total da ilha e seu entorno. Alguns polêmicos não o consideram um atol verdadeiro, pois não possui corais como principais bioconstrutores. Ao invés disso, o anel recifal é formado principalmente por algas calcárias, foraminíferos e gastrópodes vermetídeos. 

O contraste entre a areia absurdamente branca e um azul multi-tons, o coro de aves marinhas, a dança das sardinhas e a natureza em sua mais crua performance tornam esse lugar único. Uma experiência que vai além do profissional, que eleva o espírito e desperta nossos mais belos instintos adormecidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário